10S – Os 10 Sensos para a Qualidade da Empresa

O programa 10S é uma proposta que visa reeducar as pessoas, modernizar as organizações, buscar a melhoria nos ambientes, recuperar valores e cuidar da saúde e segurança. As empresas que adotaram as Leia Mais »

O que são as Ferramentas da Qualidade?

O que são Ferramentas da Qualidade? Ferramentas da Qualidade são técnicas que utilizamos com a finalidade de mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos Leia Mais »

O que é Qualidade Total?

As grandes empresas do mundo têm, hoje, basicamente duas preocupações: Produtividade e Qualidade. O desafio é saber combinar os dois elementos de maneira equilibrada. Produtividade é fácil de medir. Mas o que é Leia Mais »

10 Dicas para viver com entusiasmo

1. Afaste-se de fatos e de pessoas negativas e negadoras. Cuidado com as notícias ruins, afaste-se delas. 2. Aceitar e valorizar os “insights” positivos. 3. Não reclamar e não falar mal dos Leia Mais »

15 Dicas para a Vitória

1. Planeje sempre, e longamente, tudo o que puder; 2. Execute rápido, não perca tempo; 3. Verifique permanentemente o que foi realizado; 4. Ouça as pessoas atentamente com os olhos e ouvidos; Leia Mais »

Os Dez Mandamentos contra a Qualidade

Que ações poderemos tomar para corroer totalmente bases do Programa de Qualidade de uma empresa? Esta pergunta foi formulada aos alunos de uma faculdade no Brasil, para alunos de pós-graduação em Qualidade Leia Mais »

Os Dez Mandamentos para o RH

(Código De Ética Para Quem Lida Com Pessoas) 1 – DIGNIFIQUE O SER HUMANO  Pessoas não são simples recursos empresariais. São   sujeitos ativos, companheiros da atividade empresarial,   colaboradores do negócio, fornecedores de Leia Mais »

Dez Pontos da Qualidade

01 – Fazer certo da primeira vez; 02 – Manter a organização e a limpeza; 03 – Prevenir as falhas; 04 – Em caso de dúvida, pergunte; 05 – Trabalhar com a Leia Mais »

Os Dez Princípios da Qualidade Total

É necessário adotar novos valores e atitudes: conheça os princípios da gestão pela qualidade e comece a mudar. É necessária a introdução de uma nova cultura na empresa, o que só será Leia Mais »

Dez Mandamentos da Qualidade

1. Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu  trabalho cada vez mais produtivo. Leia Mais »

 

Produtividade

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Por que razão o ser humano se organiza, constituindo empresas, escolas, clubes, hospitais, governos, etc ? Diante deste quadro, qual poderia ser o objetivo do ser humano na Terra, senão sobreviver da forma mais amena e agradável possível ?”

“O grande objetivo das organizações humanas é atender às necessidades do ser humano na sua luta pela sobrevivência na Terra”.  

Diante disto podemos também definir mais facilmente o que é qualidade.

Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor. É isto que garantirá a sobrevivência de sua empresa: a preferência do consumidor pelo seu produto em relação ao seu concorrente.

Para garantir a sua sobrevivência estas organizações têm, pois, uma única grande missão final: satisfazer as necessidades do ser humano.

 

Para aumentar a produtividade de uma organização humana, deve-se agregar o máximo de valor (máxima satisfação das necessidades do cliente) ao menor custo. Não basta aumentar a quantidade produzida, é necessário que o produto tenha valor, que atenda às necessidades dos clientes.

Só é possível melhorar os procedimentos ou métodos de uma organização através das pessoas. Não é possível simplesmente comprar um procedimento sem que este passe pelas pessoas. As pessoas podem absorver ou desenvolver métodos ou procedimentos . Para melhorar o ser humano é necessário fazer “APORTE DE CONHECIMENTO”.  

O conhecimento pode ser levado às organizações de várias maneiras: pelo recrutamento de pessoas bem-educadas (aqui entra o valor da educação básica fornecida ao indivíduo pela sociedade), pela contínua educação dos empregados em cursos formais, pelo auto-aprendizado , pelo treinamento no trabalho, pela assistência técnica adquirida de outras empresas (contato com pessoas de outras organizações), pelo contato com consultores, etc.

Portanto, considerando-se apenas os fatores internos de uma organização, a produtividade só pode ser aumentada pelo aporte de capital e pelo aporte de conhecimento.

Essa conclusão é válida para qualquer organização humana, desde uma pequena loja, passando por grandes empresas, até mesmo para Países.

Não se pode economizar sem educação. Estas deveriam ser as grandes prioridades de qualquer organização, sejam empresas ou nações.

O aporte de capital pode ser feito em curto espaço de tempo. Havendo dinheiro compra-se o que se desejar.

O aporte de conhecimento só pode ser feito de forma lenta e gradual pois o ser humano é limitado na sua velocidade de aprendizado. Se assim não fosse, não seriam necessários cinco anos para o curso primário, sete anos para o secundário e cinco anos para o superior!

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