Os Dez Mandamentos para o RH

FacebookGoogle+

(Código De Ética Para Quem Lida Com Pessoas)

1 – DIGNIFIQUE O SER HUMANO

 Pessoas não são simples recursos empresariais. São   sujeitos ativos, companheiros da atividade empresarial,   colaboradores do negócio, fornecedores de inteligência   e   de conhecimento.  

 2 – TORNE O RH ESTRATÉGICO

Pensar somente em operação e burocracia é muito   pouco.   Transforme-se num setor estratégico de   consultoria   interna e de direcionamento de metas.  

 3 – COMPARTILHE A ADMINISTRAÇÃO

Descentralize, delegue e desmonopolize. Transfira   decisões e ações para os gerentes, transformando-os   em   gestores de pessoas e de equipes.  

 4 – MUDE E INOVE INCESSANTEMENTE

Transforme-se no carro chefe das mudanças e da   inovação dentro da empresa, com renovação cultural e   da   transformação da mentalidade que reina na   organização.  

 5 – DIGNIFIQUE E ELEVE O TRABALHO

Substitua a obediência cega às regras e regulamentos   pela colaboração espontânea. Troque penalidades e   medidas de ação disciplinar por cooperação e   negociação consensual.  

 6 – PROMOVA A FELICIDADE E SATISFAÇÃO

Desenvolva mecanismo e técnicas de motivação, com ênfase em metas e resultados e a melhoria da qualidade de Vida.  

 7 – RESPEITE A INDIVIDUALIDADE

Conte com a diferença. As práticas de RH, até então   homogêneas, fixas, genéricas e padronizadas, precisam   levar em consideração as diferenças individuais,  incentivando a diversidade e permitindo que cada   pessoa   se realize dentro de suas próprias características de   personalidade.  

 8 – ENRIQUEÇA CONTINUAMENTE O CAPITAL HUMANO

Enfatize a criação e agregação de valor com o   desenvolvimento das pessoas, da gestão do   conhecimento e do capital intelectual.

 9 – PREPARE O FUTURO

Desenvolva atitude sistemática de inconformismo com   as   conquistas já alcançadas . Enfatize a contínua e   ininterrupta preparação da empresa e das pessoas para   o futuro, criando condições de competitividade necessárias   para a atuação num mundo de negócios   globalizado, competitivo, dinâmico e mutável.  

 10 – FOCALIZE A SINERGIA

Promova a concentração no core business da área, isto   é, no tratamento com as pessoas, com uma nova   organização do trabalho mais simples, enxuta e flexível, baseada em equipes de processos e não mais na tradicional departamentalização funcional.

(Fonte: Um Código de Ética da Gestão de Pessoas , de Idalberto Chiavenato)


Recommend to a friend