Organização no trabalho: envolva sua equipe nesta ideia!

FacebookGoogle+

Método simples para autodesenvolver o processo de organização

 

Empresários cobram mais resultados de produtividade de seus funcionários, enquanto os profissionais procuram melhorar sua qualidade de vida.

O cenário é bastante comum no cenário corporativo, mas a pergunta é: como alcançar as duas metas? Pois bem, a resposta pode estar na organização laboral.

Mudança de comportamento
A organização pode ser o veículo que conduz a empresa à maior produtividade. Já os funcionários, com metas mais claras, infra-estrutura melhor composta, esquema de trabalho definido, entre outros benefícios conquistados, pode enfim realizar o sonho de dedicar tempo e energia à sua própria vida.

Com a realização alcançada por ambas as forças, o resultado tende a ser o melhor possível: equipe motivada e trabalho eficiente.

Entretanto, atingir este objetivo não é fácil. Organizar uma empresa exige muito envolvimento e mudança de comportamento de todo o grupo envolvido no objetivo.

Passo a passo

O consultor Ivo Corradi Abreu estabelece um método que pode ajudar bastante neste processo, composto por cinco regras. O passo a passo, chamado “Faça Já”. Confira na tabela a seguir:

Regra 1 – Faça já! Analise as tarefas e defina prioridades – Faça já! Como fazer? Se forem simples, faça-as na hora (urgentes ou não). A procrastinação pode levá-lo ao acúmulo de tarefas, prejudicando o trabalho da equipe.

Regra 2 – Agende já! Agende, imediatamente, o que não conseguir realizar na hora. Como fazer? Trata-se de uma espécie de planejamento, que deve ser conduzido respeitando-se as prioridades.

Regra 3 – Delegue já! Como fazer? Se você não puder fazer na hora ou agendar, delegue! Esta medida acaba com 90% do trabalho urgente.

Regra 4 – Arquive já! Não há organização que resista à falta desse item. Como fazer? Documentos que não estão sendo utilizados devem ser arquivados imediatamente.

Regra 5 – Descarte já! Se a tarefa não tem nada a ver com você, não perca tempo com ela. Como fazer? Encaminhe para o funcionário ou departamento encarregado pela atividade.

Benefícios:

  • Identificação, antecipada, da informação e recursos necessários para o desenvolvimento do projeto;
  • maior clareza;
  • melhoria da comunicação entre os envolvidos;
  • mecanismo de monitoramento contínuo e imediato para tarefas designadas ou delegadas;
  • facilidade de treinamento, no caso de novas atribuições;
  • coordenação mais efetiva.

Por InfoMoney, InfoMoney

Recommend to a friend

Comentários

  1. Rosa da Silva Mendes disse:

    Muito útil!

    1. Admin disse:

      Assine nossa Newsletter na página inicial do blog, informando seu nome e e-mail e você receberá um resumo das novidades no seu e-mail cadastrado. Obrigado pela visita!

  2. Mário Vieira disse:

    Gostei!

    1. Admin disse:

      Assine nossa Newsletter na página inicial do blog, informando seu nome e e-mail e você receberá um resumo das novidades no seu e-mail cadastrado. Obrigado por comentar!

  3. Airton de Araújo Roslindo Junior disse:

    Ferramenta muito útil no nosso dia dia.

    1. Admin disse:

      Obrigado pelo seu comentário! Assine nossa Newsletter na página inicial do blog, informando seu nome e e-mail e você receberá um resumo das novidades do blog.

  4. […] http://apostilasdaqualidade.com.br/organizacao-no-trabalho-envolva-sua-equipe-nesta-ideia/#ixzz3… Compartilhe isso:Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)Compartilhar no Facebook(abre em nova janela)Compartilhe no Google+(abre em nova janela)Clique para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)Curtir isso:Curtir Carregando… […]