10S – Os 10 Sensos para a Qualidade da Empresa

O programa 10S é uma proposta que visa reeducar as pessoas, modernizar as organizações, buscar a melhoria nos ambientes, recuperar valores e cuidar da saúde e segurança. As empresas que adotaram as Leia Mais »

O que são as Ferramentas da Qualidade?

O que são Ferramentas da Qualidade? Ferramentas da Qualidade são técnicas que utilizamos com a finalidade de mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos Leia Mais »

O que é Qualidade Total?

As grandes empresas do mundo têm, hoje, basicamente duas preocupações: Produtividade e Qualidade. O desafio é saber combinar os dois elementos de maneira equilibrada. Produtividade é fácil de medir. Mas o que é Leia Mais »

10 Dicas para viver com entusiasmo

1. Afaste-se de fatos e de pessoas negativas e negadoras. Cuidado com as notícias ruins, afaste-se delas. 2. Aceitar e valorizar os “insights” positivos. 3. Não reclamar e não falar mal dos Leia Mais »

15 Dicas para a Vitória

1. Planeje sempre, e longamente, tudo o que puder; 2. Execute rápido, não perca tempo; 3. Verifique permanentemente o que foi realizado; 4. Ouça as pessoas atentamente com os olhos e ouvidos; Leia Mais »

Os Dez Mandamentos contra a Qualidade

Que ações poderemos tomar para corroer totalmente bases do Programa de Qualidade de uma empresa? Esta pergunta foi formulada aos alunos de uma faculdade no Brasil, para alunos de pós-graduação em Qualidade Leia Mais »

Os Dez Mandamentos para o RH

(Código De Ética Para Quem Lida Com Pessoas) 1 – DIGNIFIQUE O SER HUMANO  Pessoas não são simples recursos empresariais. São   sujeitos ativos, companheiros da atividade empresarial,   colaboradores do negócio, fornecedores de Leia Mais »

Dez Pontos da Qualidade

01 – Fazer certo da primeira vez; 02 – Manter a organização e a limpeza; 03 – Prevenir as falhas; 04 – Em caso de dúvida, pergunte; 05 – Trabalhar com a Leia Mais »

Os Dez Princípios da Qualidade Total

É necessário adotar novos valores e atitudes: conheça os princípios da gestão pela qualidade e comece a mudar. É necessária a introdução de uma nova cultura na empresa, o que só será Leia Mais »

Dez Mandamentos da Qualidade

1. Ao acordar, não permita que algo que saiu errado ontem seja o primeiro tema do dia. No máximo, comente seus planos no sentido de tornar seu  trabalho cada vez mais produtivo. Leia Mais »

 

Ferramentas

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O que são Ferramentas da Qualidade?

Ferramentas da Qualidade são técnicas que utilizamos com a finalidade de mensurar, definir, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Elas permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões.

Existem ferramentas adequadas para estudar determinados problemas.

As 7 Ferramentas da Qualidade

Gráficos de Dispersão: permite a identificação de qualquer tendência de variação conjunta entre variáveis, ajudando na determinação da causa raiz de problemas.

Diagrama de Controle: permite a melhor visualização do comportamento de um processo/atividade com relação à variação para identificar se determinado comportamento é ou não é previsível.

Folha de Verificação: usada quando se pretende coletar dados com base em observações amostrais a fim de determinar um modelo, facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos

Diagrama de Ishikawa também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha-de-peixe ou Diagrama 6M: Permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.

Histograma: é uma representação de dados quantitativos por classes de freqüência.

Fluxograma: É uma das Sete Ferramentas da Qualidade. Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.  É um tipo de diagrama feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

Diagrama de Pareto: utilizado para se identificar quais os itens responsáveis pela maior parcela de erros ou problemas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos.


 

 

 

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