É preciso crer para ver

olhos
FacebookGoogle+

Certamente você já ouviu falar de São Tomé. Ele dizia o seguinte: “Preciso ver para crer.” Na minha opinião, São Tomé estava enganado. Ao contrário dele, eu preciso “crer para ver”. Imagine se todos os brasileiros ficassem de braços cruzados dizendo: “Eu só acredito que a situação do Brasil melhore na hora em que melhorar.” Se for assim, nunca vai melhorar. O segredo é crer para ver.

Um vendedor de sapato foi à África, enviado por sua empresa, para vender suas mercadorias. Logo que desembarcou, viu que todos estavam descalços e passou um telegrama para a empresa: “Volto no próximo navio. Ninguém aqui usa sapatos.”
Poucos dias depois, chegou um vendedor de outra empresa de calçados. Viu o mesmo quadro: nas ruas, todos andando descalços, e passou o seguinte telegrama para sua firma: “Vou me estabelecer por aqui. Ótimas perspectivas. Não temos concorrência.”

O segredo não é ver para crer e, sim, crer para ver. Esse segredo está em você acreditar primeiro em si mesmo. Antes de outros acreditarem em você, é você quem deve acreditar em si mesmo. Depois que isso ocorrer, a situação fica boa. Acreditando em você mesmo, pode manifestar aquilo em que acredita.

“Não. Só depois de ver vou acreditar.” Se você pensa assim, não acredita em moléculas. Você já viu um átomo? Não? Mas acredita em átomos? Acredita em moléculas, mesmo sem ter visto? Se você faz questão de ver para crer, nunca vai inventar nada, vai ter que ficar sempre comendo a poeira de alguém.

As pessoas que realmente jogam a civilização para a frente são as que seguem o conceito do “crer para ver” em vez do “ver para crer”. Isso faz toda a diferença. Se ficar esperando alguém fazer primeiro para depois fazer, você fica assim: “Que ideia bonita, olha só, se eu tivesse tido aquela ideia…” Quantas ideias boas você já teve e não fez nada com elas? O maior tesouro do mundo está no cemitério: ideiias brilhantes de indivíduos que nunca tiveram coragem, nunca acreditaram em si mesmos.

Se você tem boa ideia, coloque-a em prática. Acredite. Assim o Universo vai conspirar a seu favor. Ele sempre conspira a favor dos que acreditam. Mas não basta acreditar. Acreditar é importante, mas há uma tecnologia para ajudar a realizar suas metas. Força de vontade sem estratégia correta não leva você a lugar nenhum. A combinação das duas faz grande diferença. Você poderá aprender mais no livro O Sucesso não Ocorre por Acaso. Otimismo sozinho não resolve, pessimismo atrapalha.

Lair Ribeiro

Recommend to a friend