Doze coisas para saber antes de reenviar um e-mail

FacebookGoogle+

01. Grandes empresas não operam através de correspondências do tipo “corrente”. Bill Gates não está te oferecendo US$ 1,000.00 e a Disney não está te dando férias grátis. Não existe uma companhia de alimentos infantis que está enviando cheques. A Procter & Gamble não faz parte de cultos satânicos e o seu logotipo também não é satânico. A MTV não lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter correspondências para um monte de pessoas. Fique tranqüilo; não há necessidade de mandar em frente estes casos “que são verdadeiros”. Além disso, só porque alguém disse em uma mensagem, quatro degraus anteriores da pirâmide, que “nós checamos e isto é verdadeiro”, não quer dizer que seja verdade.

02. Não existe uma organização de seqüestradores de crianças em New Orleans. Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo para que seus órgãos sejam retirados, mesmo se um amigo de um amigo jurar que isto aconteceu ao primo dele. Se você é daqueles que acredita em histórias de organizações que seqüestram crianças, por favor veja: http://urbanlegends.tqn.com/library/weekly/aa062997.html

E eu cito: “A National Kidney Foundation tem divulgado repetidamente pedidos para que as vítimas de ladrões de órgãos venham a público e que contem suas histórias. Ninguém fez isto. Não existe nada, como no zero. Nem mesmo o primo do seu amigo.

03. A rede de fast food americana Neiman Marcus não vende a receita de seus famosos biscoitos por US$ 200.00. E se acaso o fizesse, nós todos a teríamos. Mas, mesmo não querendo a receita pode pegar uma cópia em: www.bl.net/forwards/cookie.html

Só então, se você tiver usado a receita e achado que os biscoitos são ótimos, fique à vontade para repassá-la.

04. Se o(s) último(s) desastre(s) de foguete da NASA espalharam partículas de plutônio na atmosfera, você acha REALMENTE que esta informação chegaria ao público através de uma cadeia de email pela AOL?

05. Não existe o vírus “Good Times”. Na verdade, você nunca, mas nunca mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de primeiro confirmar a informação em um site confiável de uma companhia real. Tente em: www.norton.com ou www.symantec.com/avcenter/vinfodb.html

E mesmo assim, não passe adiante. Nós não nos importamos. E você não pega um vírus de um simples e-mail, a não ser que você tenha feito o download de um ARQUIVO e executado o dito-cujo!

06. Não existe nenhum grupo de conspiradores matando motoristas que pisquem faróis para carros vindo na direção contrária com seus respectivos faróis apagados.

07. Se você está usando Outlook, Internet Explorer ou Netscape para escrever um e-mail, desabilite o recurso “HTML encoding.” Aqueles que usam Unix não poderão ler a mensagem e não estão interessados em salvar um attachment para depois vê-lo com um web browser, mesmo porque provavelmente será aquela ridícula receita dos biscoitos da Neiman Marcus.

08. Se você estiver realmente pensando em passar adiante aquela mensagem que já está no décimo degrau da pirâmide (ou na décima geração) para um amigo, pelo menos tenha a decência de cortar os 8 quilômetros de cabeçalhos de todo mundo que a recebeu nos últimos 6 meses. Você não vai ficar aleijado se retirar todos os “>” que iniciam. Além disso, se a mensagem já estiver rodando há muito tempo, é provável que ele já a tenha recebido.

09. Craig Shergold (ou Sherwood, ou Sherman, ou qualquer coisa assim) na Inglaterra, não está morrendo de câncer ou de qualquer outra coisa neste momento e ele ficaria eternamente agradecido se todo mundo parasse de lhe enviar cartões de visitas. Parece até que ele já deixou de ser um garotinho há bastante tempo.

10. A fundação “Make a Wish” (Faça um Pedido) é uma organização real que faz um belo trabalho, mas eles tiveram de criar um serviço especial de 0800 para responder os inúmeros hoaxes de Internet que usavam o seu nome e a sua reputação. É um desrespeito ao trabalho tão importante que a entidade faz.

11. Se você é um daqueles tontos insensíveis que reenviam tudo que “promete” que alguma coisa de ruim vai acontecer se você “quebrar a corrente”, eu te garanto que isto vai acontecer sim, caso eu te encontre em uma rua mal iluminada.

12. Existem mulheres que estão realmente sofrendo no Afeganistão e as finanças do PBS e do NEA estão vulneráveis a um ataque (embora não atualmente) mas reenviar um e-mail não vai ajudar esta causa de jeito nenhum. Se você quiser, entre em contato com o seu representante no legislativo ou com a Anistia Internacional ou com a Cruz Vermelha. Como regra geral, e-mails “abaixo assinados” geralmente são falsos e não significam nada para quaisquer pessoas que tenham algum poder para fazer alguma coisa sobre o que está sendo denunciado.

(P.S.: Não existe nenhum projeto para ser votado no Congresso que permita às companhias telefônicas de chamadas a distância cobrarem uma taxa a mais de você pelo uso da Internet.)

Last but not least… escrever e-mail ou enviar qualquer coisa pela Net é tão fácil quanto rabiscar os muros de um banheiro público. Não acredite automaticamente em tudo que circula pela Internet até que seja provada sua falsidade…

Aliás, assuma que é falso até que seja provado que é de verdade.



Recommend to a friend